
Olá, meu nome é Andiara Portantiolo Conceição, sou advogada, especializada em direito do trabalho e previdenciário. Hoje eu vou falar sobre planejamento de aposentadoria.
A reforma da previdência que ocorreu em 13/11/2019, trouxe 4 regras de transição e uma regra permanente para as aposentadorias. Além disso, tem-se a regra do direito adquirido.
Então trouxe muitas possibilidades para quem já estava inscrito na previdência antes de 2019. A forma de cálculo foi alterada, o tempo, enfim as regras mudaram. Assim, o segurado passou a necessitar planejar a sua aposentadoria para obter o melhor benefício. A aposentadoria é para a vida toda e o segurado poderá perder muito dinheiro se não for feita uma análise criteriosa de qual será o melhor benefício.
Então o que é o planejamento previdenciário?
É um parecer personalizado, individual feito para você levando em consideração a sua realidade. Assim, ele serve para informar quando e com quanto você irá se aposentar através da analise dos cenários criados. Mais que isso, ele serve para que você possa decidir em caso de ser contribuinte individual autônomo ou empresário ou facultativo com qual valor terá de aposentaria e qual valor a ser investido junto ao inss e saber quais as possibilidades para o cenário atual e futuro.
Você tem certeza que esta contribuindo para o inss da forma mais vantajosa? Será que não estaria contribuindo com valores maiores do que o necessário ou menores para o valor da aposentadoria que você deseja? Quais são as suas expectativas para o seu momento de vida?
O planejamento de aposentadoria faz com que o advogado visite o passado, analisando toda a sua vida contributiva, fotografe o presente, a partir da análise do passado descobrindo o real e atual cenário e projete o futuro, ou seja, planejar a sua aposentadoria da melhor forma possível jurídica e financeiramente ”.
Mas como isso funciona?
Primeiro passo: entrevista. É muito importante saber exatamente sobre todos os seus vínculos de trabalho, de emprego e as suas contribuições para o inss, bem como fazer a análise de alguns dados que podem ajudar a aumentar o seu tempo de contribuição e como consequência a sua renda mensal. É através da entrevista que é identificado qual é o seu desejo, quais suas expectativas.
Segundo passo: análise documental criteriosa. Apontado os possíveis problemas que possui o seu histórico contributivo (cnis) bem como apresentar as soluções e averiguar quais documentos poderão ou não ser utilizados.
Terceiro passo: realizar os cálculos de acordo com as suas expectativas e os cenários encontrados.
Por fim, nesta fase verifica-se o tempo e valor gasto para aposentadoria e cria-se simulações de rendas de salário mínimo, média desejada ou teto da previdência bem como qual será o retorno financeiro que o investimento junto ao inss lhe dará, de acordo com a sua expectativa de vida (roi).
Em algumas situações há a possibilidade de complementação de contribuições ou de indenização de períodos sem contribuição e verificar se vale a pena.
Este é o planejamento de aposentadoria que irá lhe dar segurança e certeza de estar fazendo a coisa certa, escolhendo o melhor benefício.
Deixe um comentário